quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS - Água e Sais Minerais



COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS 
Água e Sais Minerais

Bioquímica Celular

 Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior freqüência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N). Além desses quatro elementos, outros são biologicamente importantes como o sódio (Na), potássio (K), cálcio (Ca), fósforo (P), enxofre (S), entre outros.
  Na composição química das células dos seres vivos, existem dois grandes grupos de substâncias: as inorgânicas e as orgânicas.
  As inorgânicas são a água e os sais minerais. As orgânicas são os carboidratos,lipídios, proteínas e ácidos nucléicos.

Água

  A vida na Terra começou na água e, ainda hoje, a ela se associa. Só há vida onde há água. Alguns dos principais papéis da água nos seres vivos são:
1) Solvente da maioria dos solutos, o que permite a ocorrência das reações químicas (é chamada solvente universal).
2) As reações catalisadas por enzimas só ocorrem na água. Em algumas reações, a água participa também como substrato (reações de hidrólise).
3) As substâncias se distribuem pelo interior da célula graças ao contínuo fluxo de água no seu interior (ciclose).
4) Os sistemas de transporte dos animais (sistema circulatório) e dos vegetais (vasos condutores) usam a água como meio de distribuição de substâncias.
5) Devido ao seu elevado calor específico, a abundante presença de água nos seres vivos impede grandes variações de temperatura.
6) Age como lubrificante nas articulações, nos olhos e, misturada aos alimentos, como saliva, facilita a deglutição.
  A água é a substância mais abundante em todos os seres vivos. No homem, representa cerca de 65% de sua massa. A proporção varia de uma espécie para outra (mais de 95% da massa dos celenterados), de acordo com a idade (diminui com o envelhecimento) e com a atividade metabólica. No homem, perdas maiores que 15% da massa de água (desidratação) podem ter conseqüências graves, pela diminuição do volume de líquido circulante.

Sais Minerais

  Como a célula é um meio aquoso, não se encontram sais minerais, mas íons inorgânicos. Alguns deles são encontrados em todos os seres vivos.
  Algumas ações são exercidas especificamente por alguns íons:
Cálcio: participa da estrutura das membranas, dos cromossomos, do esqueleto dos vertebrados, da contração muscular e da coagulação do sangue.
Ferro: faz parte das moléculas dos citocromos, componentes da respiração celular, e da molécula da hemoglobina, pigmento transportador de O2 do sangue.
Magnésio: encontrado na molécula da clorofila, pigmento fotossintetizante dos vegetais.
Fosfato: importante componente da estrutura do ATP e dos nucleotídeos do DNA e do RNA.
Iodo: faz parte da estrutura dos hormônios (tiroxina e tri-iodotironina) secretados pela tireóide dos vertebrados.
Sódio e Potássio: atuam no equilíbrio iônico da célula, principalmente na condução de impulsos nervosos.
Zinco, Cobre e Cobalto: atuam como co-enzimas em alguns processos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário